terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Copa do Mundo é nossa?


A Copa do mundo é nossa?

A inexorável aproximação da data da abertura do evento esportivo empreende uma certa perplexidade diante da inércia em relação aos processos licitatórios e início das obras de infraestrutura para a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014.
Abstendo-se de todo o sensacionalismo empregado em análises superficiais e com objetivos desconhecidos, uma investigação abrangente do cenário político e administrativo dos processos evidencia que mesmo depois de definida as responsabilidades dos três níveis de governo e da publicação da medida provisória (MP), que amplia o limite de endividamento do poder executivo e diminui os trâmites burocráticos para liberação e utilização de recursos nas obras, ainda não é possível enxergar um planejamento realizável para a construção dos empreendimentos necessários a realização do evento esportivo.
A sociedade e os agentes envolvidos com o evento reconhecem a existência de um cronograma, mas também sabem que a existência em si do documento, não é suficiente para a sua operacionalização.
O acordo chamado de matriz de responsabilidades definiu as tarefas de cada nível de governo. Os estados e municípios serão responsáveis pelas obras de mobilidade urbana e de complementação nas áreas próximas aos estádios. Por outro lado, a união executará obras nos portos e aeroportos, além de oferecer financiamentos para construção ou reforma de estádios e para as obras intituladas “intervenções de mobilidade urbana”.
Para facilitar o fluxo de investimentos, o governo federal aprovou um abrandamento na Lei de Responsabilidade Fiscal, dando inclusive maior poder de interferência ao governo federal na escolha dos vencedores das disputas para o fornecimento de bens e serviços.
Criados os mecanismos para facilitar o andamento das obras, o momento é de execução do planejamento.
Como meio de incentivar o intercambio de idéias e fomento a um ambiente propicio aos debates e a discussão de soluções, a VIEX Americas realizará, pelo segundo ano consecutivo, um encontro intitulado World Cup Infrastructure Summit – Fórum de Desenvolvimento da Infraestrutura das Cidades Sede da Copa de 2014 que acontecerá entre os dias 21 e 22 de setembro em São Paulo. A definição das regras e a execução das grandes obras serão apresentadas e debatidas por representantes do Governo, investidores, construtoras, fornecedores de equipamentos para os estádios e representantes dos comitês responsáveis pela Copa nas Cidades Sede. Acesse em: http://is.gd/f48S2

Edson Favero
Publicitário, Metodista
Especialista em Administração de Empresas - FAAP
Professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda nas faculdades Oswaldo Cruz.
Sócio-diretor da Viex Americas

Vinnicius Vieira
Administrador, PUC-SP
Mestre em administração, PUC-SP
Certificação em aspectos econômicos, políticos e estratégicos do leste e sudeste asiático, BID/ FMI – Banco Interamericano de Desenvolvimento e Fundo Monetário Internacional
Certificação em aspectos econômicos, políticos e jurídicos da integração da União Européia, University of St. Gallen - Insper
Gestor de projetos, Viex Americas

Nenhum comentário:

Postar um comentário