sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fórum Nacional Eólico 2010

Na semana passada, nos dias 10 e 11 aconteceu no Serhs Natal Grand Hotel em Natal, Rio Grande do Norte, a segunda edição do Fórum Nacional Eólico, Carta dos Ventos. O evento é uma iniciativa do CERNE e teve novamente como Estado anfitrião o Rio Grande do Norte.


Em 2 dias de evento a comunidade de investimentos em energia eólica se reuniu para debater aspectos políticos e econômicos dos novos empreendimento eólicos no Brasil. o 2º Fórum Nacional Eólico teve como tema principal o início do processo de implantação dos novos parques resultantes dos leilões federais e o processo de contratação no mercado livre para eólicas.

O painel de abertura do evento reuniu autoridades locais e nacionais que posicionaram os participantes sobre o presente e futuro dos investimentos para o setor. Algumas autoridades presentes foram: a ex-Governadora Wilma de Faria, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Francisco Cipriano Segundo; o Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários para Assuntos de Energia, Geoberto Espírito Santo; o Presidente da FIERN, Flavio Cavalcanti; o Coordenador de Fontes Alternativas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Meira Jr., o Presidente da ABEEOLICA, Ricardo Simões, o Diretor Geral do CERNE, Jean-Paul Prates, entre outros.

Seguido ao painel de abertura o evento teve sequencia com painéis mais técnicos abordando assuntos de implantação de projetos, aspectos fundiários, novas fronteiras tecnológicas e meio-ambiente.

Característica já marcante do Fórum Nacional Eólico as reuniões privativas também ocorreram nesta edição. Para tratar dos aspectos de transmissão e também sobre as novas etapas dos leilões para eólicas, autoridades e os patrocinadores do evento se reuniram na manhã do segundo dia do evento. Momento bastante oportuno para debater questões regulatórias e de ordem prática para continuidade dos investimentos do setor eólico. Paralelo ao evento também ocorreu a reunião do Grupo de Trabalho da Carta dos Ventos, reunião coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e que teve a participação de diversas autoridades do setor de energia e ambiental e discutiu os próximos passos para a implementação das diretrizes da Carta dos Ventos.

Na edição 2010 a organização do evento promoveu algumas homenagens a entidades e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor eólico nacional. Os representantes foram agraciados com uma placa comemorativa simbolizando todo o empenho e esforços dedicados a este mercado.

Cerca de 300 profissionais circularam pelo Fórum Nacional Eólico 2010 e os debates agradaram bastante a todos que estiveram por lá. Em 2010 esta iniciativa teve o patrocínio da CPFL Energia, Petrobras, United Power e Wobben Windpower. Também contribuíram com a viabilização do evento: a Dois A Engenharia, Iberdrola, Siqueira Castro Advogados e Vestas.

Em breve teremos mais informações sobre o Fórum Nacional Eólico 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário